METODOLOGIA DE DESENHOS PARA COMPREENDER OS CONTEÚDOS CULTURAIS DO LAZER NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO DE SETE LAGOAS/MG

GABRIEL VITOR DE MELO SOUZA, LUCIANA LIMA BRANDÃO, LEONARDO TOLEDO SILVA

Resumo


Nesse texto iremos apresentar uma pesquisa desenvolvida pelo Unifemm/Sete Lagoas na qual investigamos as vivências de lazer de crianças de 7 a 10 anos, participantes do Programa Novo Mais Educação das escolas estaduais localizadas no município de Sete Lagoas/MG. Entendemos que o lazer pode representar uma possibilidade de questionamento e resistência à ordem social injusta e excludente que predomina em nosso meio, o que ressalta o papel político desse direito social. Assim, propomos descobrir quais vivências de lazer são aprendidas no Programa a partir da metodologia de oficina de desenho, com o tema: “De que você brinca na escola. O que você brinca fora da escola”, pois os desenhos são concepções das crianças sobre seu contexto social, histórico e cultural, pensado, vivido ou desejado. Dois grupos distintos foram abordados na mesma escola: alunos do Programa e alunos regulares. Nos resultados foi possível constatar uma predominância nos conteúdos esportivos, dos jogos e brincadeiras e do uso de tecnologias (celulares; computadores; e tablets) nas vivências de lazer das crianças pesquisadas. Dessa maneira temos que nos atentar que o ideal seria que cada pessoa praticasse atividades que abrangessem os vários grupos de interesses culturais do lazer, procurando exercitar o corpo, a imaginação, a habilidade manual, o relacionamento social, o intercâmbio cultural e a “quebra da rotina”, sendo necessária uma construção da autonomia via educação para/pelo lazer. Para isto, torna-se necessário um processo educativo de incentivo à imaginação criadora e ao espírito crítico que procure não criar necessidades, mas satisfazer necessidades individuais e sociais.


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