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Diretrizes para Autores

Condições para submissão

Como requisitos para submissão, os autores são compelidos a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens apresentados a seguir.

 

1. Versão Original: o texto dever ser digitado no programa Word, espaçamento 1,5, justificado, fonte normal, tipo Times New Roman, corpo 12, com margens de 2,5 cm e formato A4 (21 x 29,7cm).

2. Número de páginas: artigos deverão apresentar no máximo, 20 páginas; as Notas Científicas até 10 páginas, incluindo-se as tabelas e as figuras. As páginas deverão ser numeradas, iniciando-se pelo algarismo 1.

3. Ilustrações: o número de ilustrações (Tabelas e Figuras) deve ser limitado, sempre que possível, a no máximo seis em Artigos Científicos e três em Notas Cientificas. As Figuras devem ser enviadas em arquivo a parte nos arquivos originais em que foram geradas para não perder a qualidade no processo final de Diagramação.

4. Número de Referências: no máximo 30, em Artigos Científicos e 15 em Notas Científicas.

5. As Referências utilizadas deverão ter sido preferencialmente publicadas nos últimos 10 anos. Deve-se evitar a citação de publicações muito antigas, mencionando-as somente se forem consideradas inéditas e/ou indispensáveis.

6. Evitar ao máximo o uso do apud, ou seja, Citação de Citação.

7. Envio de uma “Cover Letter” (Carta de Apresentação do Artigo Científico), contendo um breve relato sobre o artigo, nome completo de cada autor, endereço profissional, suas contribuições no trabalho, além dos e-mails e telefones. A Carta deve conter ainda a indicação três possíveis Revisores para Leitura do Artigo Científico. Também deverá ser realizada a indicação ou não de Conflitos de Interesse relacionados ao trabalho.

 

As submissões que não obedecerem aos padrões estabelecidos serão devolvidas aos autores.

 

A ordenação do artigo deverá ser feita da seguinte forma:

 

Artigos em Português: Título, Autoria, Endereços eletrônicos, Resumo, Palavras-chave, Título em Inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material & Métodos, Resultados & Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências, Tabelas e Figuras.

 

Artigos em Inglês: Title, Authors, Electronic addresses, Abstract, Keywords, Título em Português, Resumo, Palavras-chave, Introduction, Material and Methods, Results and Discussion, Conclusions, Acknowledgements, References, Tables and Figures.

 

Artigos em Espanhol: Título, Autoría, Correos electrónicos, Resumen, Palabras-clave; Título em Inglês, Abstract, Key words, Introducción, Material y Métodos, Resultados y Discusión, Conclusiones, Agradecimientos, Referencias, Cuadros e Figuras.

 

Título

- Deve ser claro e conciso, e representar no conteúdo o objetivo do trabalho.

- Deve ter, no máximo, 20 palavras, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções.

- Deve ser grafado em letras maiúsculas, e em negrito, se não houver subtítulo.

- Se houver subtítulo, este deve ser minúsculo e em negrito.

- Não deve conter abreviações, fórmulas e símbolos.

 

Nome dos Autores

- Escrever os nomes dos autores com letras maiúsculas, por extenso, separados por vírgula; os dois últimos são separados pelo símbolo “&”. O último sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo arábico, em forma de expoente, correspondente à respectiva chamada de endereço do autor.

 

Nota de Endereços

São apresentados abaixo dos nomes dos autores, Endereço eletrônico dos autores, indicados pelo número em algarismo arábico, em forma de expoente.

 

Resumo

- Deve ser elaborado de forma sucinta contendo uma breve Introdução, Justificativa, Objetivo do trabalho e os Resultados e Conclusões. Escrever o termo RESUMO em letras maiúsculas e negrito à esquerda e separado do texto por hífen.

- Deve conter, no máximo, 250 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos.

- Seguir o mesmo padrão para elaboração do Abstract.

 

Palavras-chave

- Os termos devem ser colocados em ordem alfabética, separados por ponto e iniciados com letra maiúscula.

- Devem conter o nome científico (só o nome binário) da espécie estudada.

- No mínimo três e no máximo cinco e devem ser diferentes daquelas usadas no título do trabalho

- Escrever o termo Palavras-chave em minúsculas e negrito à esquerda.

- Seguir o mesmo padrão para elaboração das Keywords.

 

Introdução

- O termo Introdução, deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito.

- Deve conter o assunto objeto de estudo. Abordar justificativas, hipóteses, revisão sucinta e atualizada do assunto e finalizar com os objetivos do trabalho.

- Citar trabalhos dos últimos 10 anos, principalmente de periódicos; se extremamente necessário, citar trabalhos pioneiros diretamente relacionados ao tema.

- Evitar ao máximo o uso de Notas de rodapé.

- Deve ocupar, no máximo, duas páginas.


Material & Métodos

- O termo Material & Métodos, deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito, separados pelo "e" comercial (&).

- Deve incluir todas as informações necessárias que possibilitem a repetição do trabalho por outras pessoas.

- Apresentar a descrição do local, a data e o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental.

- Apresentar a descrição dos tratamentos e variáveis em texto corrido.

- Na designação dos tratamentos e das variáveis, evitar, o quanto possível, as abreviações ou as siglas; quando necessário, fornecer o significado destas.

- Fórmulas, expressões ou equações matemáticas devem ser iniciadas à margem esquerda da página e apresentar tamanho padronizado da fonte.

- Fazer referência à análise estatística utilizada e informar a respeito da transformação dos dados.

- Evitar o uso de subtítulos; quando extremamente necessário, grafá-los em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial e centralizá-los.

- Apresentar o número de aprovação (CAAE) emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa, quando estudos envolvendo humanos ou animais.

- Evitar ao máximo o uso de Notas de rodapé.

 

Resultados & Discussão

- O termo Resultados & Discussão, deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito, separados pelo "e" comercial (&).

- Os dados das Tabelas e Figuras não devem ser repetidos no texto, mas discutidos frente aos apresentados por outros autores.

- Evitar abreviar os tratamentos e as variáveis.

- Tabelas e Figuras devem ser citadas no texto da seguinte forma: Tabela ou Figura, seguidas de espaço e do número correspondente.

- Não discutir dados não apresentados e não citar trabalhos não publicados, resumos de congressos, comunicação pessoal e trabalho no prelo.

- Evitar autocitação, por questões éticas e para melhor validação do trabalho.

- Não fazer especulações ou afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.

- As chamadas das Tabelas e das Figuras devem ser feitas no final da primeira oração do texto a que se referem. Se as demais sentenças do parágrafo se referirem à mesma Tabela ou Figura, não é necessária nova chamada.

- Não apresentar os mesmos dados em Tabelas e em Figuras.

- Incluir as Tabelas ao final do artigo, após as Referências, uma em cada página. Enviar as Figuras em arquivos separados, nomeados conforme o nome dado à Figura no decorrer do texto.

- Restringir a discussão aos dados obtidos, e relacionar os novos achados com os conhecimentos anteriormente obtidos.

- Evitar ao máximo o uso de Notas de rodapé.

 

Conclusões

- O termo Conclusões, deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito.

- Não podem consistir no resumo dos resultados; devem apresentar as novas descobertas da pesquisa e basear-se somente nos dados apresentados no trabalho.

- Evitar ao máximo o uso de Notas de rodapé.

- Ocupar uma página, no máximo.


Agradecimentos

- O termo Agradecimentos, deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito.     

- Devem ser breves e diretos, iniciando-se com “ao, aos, à ou às” (pessoas ou instituições).

 

Referências

- O termo Referências, deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito.

- Devem ser de fontes atuais e de periódicos: pelo menos 70% das Referências devem ser dos últimos 10 anos e 70% de Artigos de Periódicos.

- Podem conter, excepcionalmente, trabalhos pioneiros, diretamente relacionados com tema do estudo.

- Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023, da ABNT.

- Devem ser apresentadas em ordem alfabética dos nomes dos autores, separados por ponto-e-vírgula, sem numeração.

- Devem referenciar todos os autores de cada obra, não usar et al.

- Devem conter os títulos das obras ou dos periódicos grafados em negrito.

- Não são aceitas referências de Resumos, Publicações no prelo ou qualquer outra fonte cujos dados não tenham sido publicados.

- Devem ser 30, no máximo.

 

Citações

- Citações inseridas fora do texto:

  • (COELHO, 2020)
  • (COELHO & SILVA, 2020)
  • (COELHO; SILVA; SANTOS, 2020)
  • (COELHO et al., 2020)

Exemplo: A Fisiologia Vegetal é importante para adequação das cultivares aos diferentes tipos de solo do Brasil (COELHO, 2020).

- Citação com um autor: sobrenome grafado em letra maiúscula, seguido de vírgula e data.

- Citação com dois autores: sobrenomes grafados em letra maiúscula, separados pelo "e" comercial (&), seguidos de vírgula e data.

- Citação com até três autores: sobrenome dos três autores grafados com letra maiúscula, seguido de vírgula e data.

- Citação com mais de três autores: sobrenome do primeiro autor grafado com letra maiúscula, seguido da expressão et al., em fonte normal, vírgula e data.

- Citações inseridas dentro do texto:

  • Coelho (2020)
  • Coelho & Silva (2020)
  • Coelho; Silva; Santos (2020)
  • Coelho et al. (2020)

Exemplo: Coelho (2020) relatou em seus estudos a importância da Fisiologia Vegetal para adequação das cultivares aos diferentes tipos de solos do Brasil.

     Segundo Coelho (2020) a Fisiologia Vegetal é importante para adequação das cultivares aos diferentes tipos de solos do Brasil.

- Citação com um autor: sobrenome grafado com a primeira letra maiúscula, seguido de vírgula e data.

- Citação com dois autores: sobrenomes grafados com a primeira letra maiúscula, separados pelo "e" comercial (&), seguidos de vírgula e data.

- Citação com até três autores: sobrenome dos três autores grafados com a primeira letra maiúscula, seguido de vírgula e data.

- Citação com mais de três autores: sobrenome do primeiro autor grafado com a primeira letra maiúscula, seguido da expressão et al., em fonte normal, vírgula e data.

- Regras gerais para Citações inseridas dentro ou fora do texto:

  • Citação de mais de uma obra: deve obedecer à ordem cronológica e em seguida à ordem alfabética dos autores, e devem ser separadas por ponto e vírgula.
  • Citação de mais de uma obra dos mesmos autores: não repetir os nomes dos autores: as datas das obras são separadas por vírgula.
  • Citações eletrônicas no texto: citar da mesma forma que as demais.

 

Tabelas

- Devem ser citadas no texto em ordem sequencial numérica, com as letras maiúsculas, seguidas do número correspondente. As citações de Tabela podem vir entre parênteses ou integrar o texto.

- As Tabelas devem ser numeradas sequencialmente, com algarismo arábico, e apresentadas em folhas separadas, no final do texto, após as Referências.

- Devem ser autoexplicativas, sem necessidade de recorrer ao texto para sua compreensão.

- Elementos complementares: notas de rodapé e fonte bibliográfica.

- O título deve ser claro, conciso, mas completo; deve incluir o nome (vulgar ou cientifico) da espécie das variáveis dependentes.

- No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser apresentados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título ou nas notas-de-rodapé.

- Apresentar as unidades de medida de todas as variáveis, utilizando o Sistema Internacional de Unidades. Nas colunas de dados, alinhar os valores numéricos pelo último algarismo; quando for de número decimal, pela vírgula (trabalhos em português ou espanhol) ou pelo ponto (trabalhos em inglês) usando o recurso de tabulação decimal; alinhar a coluna indicadora pela esquerda.

- No corpo da Tabela, nenhuma célula (cruzamento de linha com coluna) deve ficar vazia. A inexistência de dado numérico deve ser apresentada por: - (hífen) quando o fenômeno não ocorre; ... (três pontos) quando o dado é desconhecido, não aplicando que o fenômeno exista ou não; (zero) quando o fenômeno existe, porém, sua expressão é menor que 1 na última casa decimal adotada.

- Usar bordas horizontais para separar o título do cabeçalho, e o cabeçalho do corpo; usá-los ainda na base da tabela, para separar o conteúdo dos elementos complementares. Bordas horizontais adicionais podem ser usados dentro do cabeçalho e do corpo; não usar bordas verticais.

- Montar as tabelas em arquivo Word, usando os recursos do menu Tabela; não fazer espaçamento utilizando a barra de espaço do teclado, mas a tecla de tabulação ou os recursos do menu Tabela.

- Não usar preenchimentos ou qualquer efeito nas Tabelas.

 

Notas de rodapé das Tabelas

- Fonte normal, tipo Times New Roman, corpo 10.

- Notas de fonte: indicam a origem dos dados que contam da tabela; as fontes devem constar das referências.

- Notas de chamada: são informações de caráter específico sobre as partes da tabela, para conceituar dados. São indicadas em algarismo arábico, na forma de expoente, entre parênteses, à direita da palavra ou do número, no título, no cabeçalho, no corpo ou na coluna indicadora. São apresentadas de forma contínua, sem mudança de linha, separadas por ponto. Para indicação de significância, serão utilizadas, no corpo da tabela, na forma de expoente, à direita do dado, as chamada ns(Não-significativo); * e **(Significativo a 5% e a 1% de probabilidade, respectivamente).

 

Figuras

- São consideradas Figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto.

- Só devem acompanhar o texto quando forem absolutamente necessárias à documentação dos fatos descritos.

- A citação das Figuras no texto deve ser precedido da palavra Figura, do número em algarismo arábico e do ponto, em negrito.

- A Figura deve ser autoexplicativa, para não haver necessidade de recorrer ao texto.

- Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas, e devem ser seguidas das unidades entre parênteses.

- Figuras não-originais devem conter, após o título, a fonte de onde foram extraídas; as fontes devem ser referenciadas. O crédito para o autor de fotos é obrigatório, como também é obrigatório o crédito para o autor dos desenhos e gráficos que tenha exigido ação criativa em sua elaboração.

- Padronizar as unidades e o tamanho das letras em todas as figuras.

- Os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como: círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios).

- Os números que representam as grandezas e respectivas marcas devem ficar fora do quadrante.

- As curvas devem ser identificadas na própria Figura, evitando o excesso de informações que comprometa o entendimento do gráfico.

- As Figuras não podem possuir dados constantes de Tabelas.

- Devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica e medir 8,5 ou 17,5 cm de largura.

- Devem ser elaboradas no programa Word ou Excel para possibilitar a edição em possíveis correções. Quando utilizar outro programa enviar o nome do programa utilizado.

- A legenda (chave das convenções adotadas) deve ser incluída no corpo da Figura, no título, ou entre a figura e o título.

- Não usar negrito nas Figuras.

- Evitar usar cores nas Figuras; as fotografias, porém, devem ser coloridas.

- As Figuras, na forma de fotografias, imagens ou desenhos, com 8.5 ou 17,5 cm de largura, devem ser digitalizadas com 300 dpi e gravadas em arquivos TIF, separados do arquivo do texto.

 

Comunicações Científicas

- Incluir o Abstract e o Resumo seguido das Keywords e Palavras-chave em texto corrido.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado

 

Política de Privacidade

- Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Lista de Conferência ou Check-List

- Declaração de não submissão do trabalho à análise e publicação em outro periódico.

- “Cover Letter” (Carta de Apresentação do Artigo Científico), incluindo a declaração de haver ou não Conflitos de Interesse.

- Contagem de palavras do título.

- Nome, titulação, serviço e e-mail dos autores.

-  Nome completo e e-mail do autor correspondente.

- Resumo estruturado e unitermos em português e inglês.

- Manuscrito estruturado com páginas numeradas.

-  Tabelas inseridas ao final do manuscrito.

- Figuras enviadas em arquivo separado.

- Termo de Cessão de Direitos Autorais assinado por todos os autores.

- Cópia do documento de aprovação ética informada no texto, emitido pelo Comitê de Ética, quando trabalhos envolvendo humanos e animais.

- Permissão para publicação de fotos, imagens, Tabelas, Figuras e outros materiais gráficos, quando aplicável.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

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