Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA CADERNO SABERES?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. O texto deve ser organizado nas seguintes seções, exatamente nessa ordem: Título, Autor (es), Resumo, Palavras-chave, Introdução, Material & Métodos, Resultados & Discussão, Conclusões e Referências.

2. O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, duas e, no máximo, seis páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras.

3. O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior e esquerda de 3,0 cm, inferior e direita de 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Time New Roman, tamanho 12, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.

4. As Citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas NBR 10520. (ABNT, 2002b).

5. A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

6. O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman, tamanho 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

7. Após duas linhas (espaços) do Título, deve (m) aparecer o (s) Nome (s) completo (s) do (s) Autor (es), separados por ponto e vírgula, em fonte Time New Roman, corpo 12, centralizados e grafados somente com as primeiras letras maiúsculas. Fazer chamada com número arábico sobrescrito para cada instituição, após o último sobrenome de cada autor, para indicar os dados institucionais (curso, unidade, etc) e o eletrônico (e-mail).

8. A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter Referências Bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único e verbo no passado.

9. Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave” e, na mesma linha que ela, será incluída, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula” e que não devem estar presentes no TÍTULO.

10.  A seção Introdução deve ser breve e primeiramente apresentar o problema estudado. Na sequência, deve-se justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

11. A seção Material & Métodos deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras.

12. A seção Resultados & Discussão deve conter os dados obtidos, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

13. A seção Conclusões deve ser feita elaborada com frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.

14. Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

15. As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    IMPORTANTE: O Resumo Expandido é um texto independente criado a partir do seu trabalho de conclusão de curso. Logo, ele precisa ser suficientemente claro para que o leitor entenda sem que seja necessário recorrer ao seu TCC.

    O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

  3. RESUMO

    Breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter Referências Bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único e ter no máximo 250 palavras. O texto deve ser digitado com o verbo no passado.

    Palavras-chave: Xxx. Xxx. Xxx. Xxx. Xxx.

  4.  1 INTRODUÇÃO

    Deve ser breve e apresentar o problema de pesquisa, seguido da justificativa do problema estudado de forma clara. Aqui, devem ser citados os principais autores utilizados no trabalho, bem como as contribuições fundamentais desses autores para sua pesquisa. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

  5. 2 MATERIAL & MÉTODOS

    Deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas. Não deve exceder 1000 (um mil) palavras. Nesta parte, concentre-se nos passos que foram dados para elaborar o seu trabalho. Ou seja, o que exatamente você fez para levantar dados e analisá-los.

    Obs: Não é necessário repetir que a pesquisa foi de natureza aplicada devido a XXXX, que quanto aos objetivos foi descritiva etc.

  6.  3 RESULTADOS & DISCUSSÃO

    Deve conter os dados obtidos, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a introdução e a metodologia apresentados no seu resumo, além da literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

  7. 4 CONCLUSÕES

    Deve ser elaborada com o verbo no passado, em frases curtas, sem comentários adicionais, e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido.

  8. REFERÊNCIAS

    Devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no RESUMO EXPANDIDO, em ordem alfabética a partir do sobrenome do autor.

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.