ESTUDO DE UM MODELO DE LEVITADOR ELETROMAGNÉTICO E SUAS APLICAÇÕES NO ENSINO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

BRUNO MONTEIRO ROCHA, MOZAR DÊNIO DA COSTA

Resumo


A grade curricular dos cursos de engenharia tem sido objeto de grande discussão nos últimos tempos. A necessidade de uma formação atualizada e que reflita as necessidades do mercado, tem motivado mudanças estratégicas na prática docente e na relação ensino-aprendizagem. Neste contexto, a inserção de práticas experimentais, bem como a inclusão de projetos nos conteúdos disciplinares, constitui uma importante ferramenta propiciando a utilização de metodologias ativas e aplicação prática dos conteúdos. O presente trabalho teve como objetivo o estudo da aplicação interdisciplinar de um protótipo de Levitador Eletromagnético, durante a sua construção, aplicado às disciplinas dos cursos de engenharias. Para isso, adotou-se como preceito a necessidade de utilização de materiais de baixo custo, acessíveis e compatíveis com tecnologias aplicáveis nas diferentes disciplinas. Pode-se evidenciar que o processo de projeto e construção do levitador, está para além dos conteúdos das disciplinas, nas quais, tal protótipo é comumente empregado. Além disso, a possibilidade de interação tanto de pares do mesmo período em formação quanto dos demais, pode ser utilizada como estratégia de elaboração de equipes com diferentes níveis e tipos de formação.

Texto completo:

Rocha & Costa

Apontamentos

  • Não há apontamentos.