O ENSINO DOMICILIAR NO BRASIL: contribuições críticas a partir do multiculturalismo de Charles Taylor

ALESSANDRO WAGNER FERREIRA, GIULIANO FERNANDES

Resumo


O objetivo do trabalho foi demonstrar que o Ensino Domiciliar, esse novo modelo de formação educacional, não privilegia os grupos sociais minoritários, em desconformidade com as tendências contemporâneas de reconhecimento das culturas, de sua valorização, do Multiculturalismo, o qual se faz extremamente necessário numa sociedade democrática. Para tanto, analisou-se a Teoria do Multiculturalismo de Charles Taylor como contribuição importante na educação a partir das instituições públicas escolares. A metodologia utilizada foi à análise dos remédios constitucionais utilizados pelas famílias adeptas ao ensino domiciliar, o estudo de caso de uma família em Canela/RS e a teoria do Multiculturalismo. Concluiu-se que a Educação deve ser uma tríade entre governo, família e sociedade de forma universal, considerando todas as etnias, raças, credos, religiões, etc., e que a formação e o aprendizado do indivíduo devem ser amplo, abrangente e nunca discriminatório.

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Ferreira & Fernandes

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