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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Ética na Publicação

Para que um Artigo Científico ou Nota Científica possa ser submetido à Revista Maestria:

- O Artigo Científico ou Nota Científica deve tratar de uma publicação original, ou seja, não pode ter sido publicado anteriormente, em qualquer outro meio, exceto na forma de Anais em Congresso e Simpósio ou Monografia, Dissertação e Tese.

- Não pode ter sido submetido e estar em análise por outra revista.

- A submissão deve ser aprovada por todos os autores envolvidos no estudo ou pelas autoridades responsáveis (quando aplicável), por meio de termo específico.

- Se aceito, o Artigo Científico ou Nota Científica não pode ser publicado em outro lugar ou em qualquer outro idioma, sem o consentimento, por escrito, do detentor dos direitos autorais. A autorização, por escrito, pode ser exigida, a critério da Comissão Editorial.

- Artigos Científicos, Notas Científicas e qualquer outro material publicado na Maestria representam as opiniões dos autores e os dados apresentados são de inteira responsabilidade de seus idealizadores e portanto, não devem ser interpretados de forma a refletir a opinião da Comissão Editorial.

- Trabalhos envolvendo humanos e animais devem apresentar aprovação ética prévia, considerando os princípios da declaração de Helsinki e as Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Caso não apresente a devida aprovação, a Comissão Editorial da revista poderá recusar os trabalhos que não cumpram os preceitos éticos da pesquisa.

Um Artigo Científico ou Nota Científica submetido para apreciação estará sujeito à rejeição, quando:

- O trabalho submetido não for original.

- O trabalho tenha sido submetido simultaneamente a outro periódico ou já publicado em outros lugares.

- Os dados dos resultados do trabalho não puderem ser reproduzidos.

- Os resultados do trabalho forem apresentados de forma inadequada ou manipulada.

- Ocorrer plágio de outro trabalho ou material, de forma parcial ou total.

- Houver trabalhos discutidos no Artigo Científico ou Nota Científica, citados inadequadamente ou não citados.

- Em experimentos envolvendo seres humanos, animais ou produtos químicos perigosos em que não estejam garantidos como tendo sido conduzidos de acordo com as orientações adequadas.

-  Houver conflitos financeiros ou de interesse não divulgados.

Se questões de probidade forem levantadas em situações extraordinárias e controversas, a Comissão Editorial se reserva no direito de submeter os dados dos autores para a avaliação científica independente.

Após submissão do trabalho, este passará por um processo de revisão, para averiguar sua qualidade e relevância, bem como o cumprimento das normas da Revista Maestria. A seguir, será acusado o recebimento do manuscrito e este receberá um código, sendo posteriormente encaminhado para revisão por pares. O aceite do trabalho para publicação será baseada na originalidade e na confiabilidade dos dados, além de sua contribuição científica. A avaliação será realizada por dois avaliadores, de forma duplo cego, garantindo o anonimato em todo o processo. Os avaliadores deverão preencher um documento específico para apreciação do estudo, elaborando, ainda, comentários e sugestões, quando pertinente. Por fim, será definido se o trabalho deverá ser publicado, enviado para correção ou rejeitado. Após o parecer dos avaliadores, o Editor deverá expressar seu posicionamento final. Se houver discrepância quanto ao posicionamento dos avaliadores, uma terceira avaliação poderá ser solicitada pelo Editor, para melhor definição quanto ao destino do material em análise.

O resultado final deverá ser encaminhado ao autor correspondente pelo editor e um prazo para as adequações, quando necessárias, será estabelecido. Após as correções, os autores deverão enviar o trabalho novamente para o revisor, que verificará se as sugestões/exigências foram atendidas conforme solicitado.

A Comissão Editorial se reserva no direito de editar e revisar os textos dos trabalhos aceitos, de modo a adaptá-los ao formato da Revista Maestria, sem alterar o conteúdo, resultados e significado do estudo. Quando tais edições acontecerem, o autor correspondente será comunicado e será solicitada sua aprovação por via eletrônica.

Após o aceite do trabalho, os autores serão convidados a assinar, por meio eletrônico, um “Acordo de Publicação” com a Maestria.

Um e-mail será enviado ao autor correspondente informando sobre a situação final do manuscrito, após revisão por pares. Caso aprovado, o autor receberá, em ambiente virtual, o link para acessar o documento “Acordo de Publicação”, o qual promove a transferência dos direitos autorais à Revista Maestria. O trabalho só poderá ser publicado após preenchimento e assinatura desse documento pelo autor correspondente.

Em caso de obras protegidas por direitos autorais, o autor deve obter permissão por escrito dos proprietários dos direitos autorais e dar crédito à fonte no artigo.

 

Contribuição de cada Autor

Cada autor é obrigado a declarar a sua contribuição individual para o trabalho. Todos os autores devem informar o seu papel na confecção do trabalho: financeiramente, participaram da pesquisa e/ou preparação do manuscrito e etc.

 

Alterações de Autoria

Esta política diz respeito à adição, exclusão ou reorganização de nomes de autores na autoria de manuscritos aceitos. Pedidos para adicionar ou remover um autor, ou para reorganizar os nomes de autores, devem ser enviados para Comissão Editorial e devem incluir:

- A razão pela qual o nome deve ser adicionado ou removido, ou os nomes dos autores reorganizados.

- Confirmação, por escrito (e-mail, carta ou fax), de todos os autores que concordam com a adição, remoção ou reorganização. No caso de adição ou remoção de autores, isto inclui a confirmação do autor sendo adicionado ou removido. Os pedidos que não forem enviados pelo autor correspondente serão encaminhados pela Comissão Editorial ao autor correspondente, que deve seguir o procedimento descrito acima.

 

Política de Acesso Livre

A Revista Maestria oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente os trabalhos proporciona maior democratização do conhecimento. Esclarece, no entanto, que os conceitos e/ou opiniões constantes nos Artigo Científico ou Nota Científica são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Como requisitos para submissão, os autores são compelidos a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens apresentados a seguir.

     

    Versão Original: o texto dever ser digitado no programa Word, com espaçamento 1,5, justificado, fonte Times New Roman, corpo 12, com margens de 2,5 cm e formato A4 (21 x 29,7cm).

    Número de páginas: os artigos deverão apresentar, no máximo, 20 páginas; as Notas Científicas até 10 páginas, incluindo as tabelas e as figuras. As páginas deverão ser numeradas, iniciando-se pelo algarismo 1.

    Ilustrações: o número de ilustrações (Tabelas e Figuras) deve ser limitado, sempre que possível, a, no máximo, seis em Artigos Científicos e três, em Notas Científicas. As Figuras devem ser enviadas em arquivo à parte dos arquivos originais em que foram geradas para não perder a qualidade no processo final de diagramação.

    Número de Referências: no máximo 30, em Artigos Científicos e 15, em Notas Científicas.

    As Referências utilizadas deverão ter sido preferencialmente publicadas nos últimos 10 anos. Deve-se evitar a citação de publicações muito antigas, mencionando-as somente se forem consideradas inéditas e/ou indispensáveis.

    Evitar, ao máximo, o uso do apud, ou seja, Citação de Citação.

    Envio de uma Cover Letter (Carta de Apresentação do Artigo Científico ou Nota Científica), contendo um breve relato sobre o artigo, nome completo de cada autor, endereço profissional, suas contribuições no trabalho, além dos e-mails e telefones. A Carta deve conter, ainda, a indicação de três possíveis revisores para leitura do Artigo Científico ou Nota Científica. Também deverá ser realizada a indicação ou não de conflitos de interesse relacionados ao trabalho.

     

    As submissões que não obedecerem aos padrões estabelecidos serão devolvidas aos autores.

  2. A ordenação do Artigo Científico deverá ser feita da seguinte forma:

    Artigos em Português: Título, Autoria, Endereços eletrônicos, Resumo, Palavras-chave, Título em Inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material & Métodos, Resultados & Discussão, Conclusões, Agradecimentos, Referências, Tabelas e Figuras.

     

    Artigos em Inglês: Title, Authors, Electronic addresses, Abstract, Keywords, Título em Português, Resumo, Palavras-chave, Introduction, Material and Methods, Results and Discussion, Conclusions, Acknowledgements, References, Tables and Figures.

     

    Artigos em Espanhol: Título, Autoría, Correos electrónicos, Resumen, Palabras-clave; Título em Inglês, Abstract, Key words, Introducción, Material y Métodos, Resultados y Discusión, Conclusiones, Agradecimientos, Referencias, Cuadros e Figuras.

  3. Título

    - Deve ser claro e conciso, e representar, no conteúdo, o objetivo do trabalho.

    - Deve ter, no máximo, 20 palavras, incluindo-se os artigos, as preposições e as conjunções.

    - Deve ser grafado em letras maiúsculas, e em negrito, se não houver subtítulo.

    - Se houver subtítulo, este deve ser minúsculo e em negrito, escrito depois do título, seguido de dois pontos (:).

    - Não deve conter abreviações, fórmulas e símbolos.

  4. Nome dos Autores

    - Escrever os nomes dos autores com letras maiúsculas, por extenso, centralizados e separados por vírgula; os dois últimos são separados pelo símbolo “&”. O último sobrenome de cada autor deve ser seguido de um número em algarismo arábico, em forma de expoente, correspondente à respectiva chamada de endereço do autor.

    - Exemplo: GRACIELLE TEODORA DA COSTA PINTO COELHO1

  5. Identificação dos Autores

    - São apresentados abaixo dos nomes dos autores.

    - São escritos em itálico e no formato justificado, alinhadas a esquerda. Havendo mais de uma identificação para os autores, estas devem escritas uma abaixo da outra.

    - A abreviatura da instituição, deve ser seguida de um número em algarismo arábico, em forma de expoente, correspondente ao respectivo nome do autor.

    - Deve conter apenas a abreviatura da Instituição que o autor é vinculado, seguido por: Cidade, Estado, País e e-mail. Devem ser separados por vírgula e não deve pontuar o final da frase.

    - Exemplo: 1Unifemm, Sete Lagoas, MG, Brasil, gracielle.costa@unifemm.edu.br

  6. RESUMO

    - Deve ser elaborado de forma sucinta, contendo uma breve Introdução, Justificativa, Objetivo do trabalho e os Resultados e Conclusões. Escrever o termo RESUMO em letras maiúsculas e negrito à esquerda e separado do texto por hífen.

    - Deve conter, no máximo, 250 palavras, incluindo números, preposições, conjunções e artigos.

  7. ABSTRACT

    - Seguir o mesmo padrão para elaboração do Resumo.

  8. RESUMEN

    - Seguir o mesmo padrão para elaboração do Resumo.

  9. Palavras-chave

    - Os termos devem ser alinhados à esquerda e colocados em ordem alfabética, separados por ponto e iniciados com letra maiúscula.

    - Devem conter o nome científico (só o nome binário) da espécie estudada.

    - No mínimo três e, no máximo, cinco e devem ser diferentes daquelas usadas no título do trabalho

    - Escrever o termo Palavras-chave em minúsculas e negrito à esquerda.

    - Seguir o mesmo padrão para elaboração das Keywords.

  10. INTRODUÇÃO

    - O termo Introdução deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito.

    - Deve conter o assunto objeto de estudo. Abordar justificativas, hipóteses, revisão sucinta e atualizada do assunto e finalizar com os objetivos do trabalho.

    - Citar trabalhos dos últimos 10 anos, principalmente de periódicos; se extremamente necessário, citar trabalhos pioneiros diretamente relacionados ao tema.

    - Evitar, ao máximo, o uso de Notas de rodapé.

    - Deve ocupar, no máximo, duas páginas.

  11. MATERIAL & MÉTODOS

    - O termo Material & Métodos deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito, separados pelo "e" comercial (&).

    - Deve incluir todas as informações necessárias que possibilitem a repetição do trabalho por outras pessoas.

    - Apresentar a descrição do local, a data e o delineamento do experimento, e indicar os tratamentos, o número de repetições e o tamanho da unidade experimental.

    - Apresentar a descrição dos tratamentos e variáveis em texto corrido.

    - Na designação dos tratamentos e das variáveis, evitar, o quanto possível, as abreviações ou as siglas; quando necessário, fornecer o significado destas.

    - Fórmulas, expressões ou equações matemáticas devem ser iniciadas à margem esquerda da página e apresentar tamanho padronizado da fonte.

    - Fazer referência à análise estatística utilizada e informar a respeito da transformação dos dados.

    - Evitar o uso de subtítulos; quando extremamente necessário, grafá-los em negrito, com letras minúsculas, exceto a letra inicial e centralizá-los.

    - Apresentar o número de aprovação (CAAE) emitido pelo Comitê de Ética em Pesquisa, quando estudos envolvendo humanos ou animais.

    - Evitar, ao máximo, o uso de Notas de rodapé.

  12. RESULTADOS & DISCUSSÃO

    - O termo Resultados & Discussão, deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito, separados pelo "e" comercial (&).

    - Os dados das Tabelas e Figuras não devem ser repetidos no texto, mas discutidos frente aos apresentados por outros autores.

    - Evitar abreviar os tratamentos e as variáveis.

    - Tabelas e Figuras devem ser citadas no texto da seguinte forma: Tabela ou Figura, seguidas de espaço e do número correspondente.

    - Não discutir dados não apresentados e não citar trabalhos não publicados, resumos de congressos, comunicação pessoal e trabalho no prelo.

    - Evitar autocitação, por questões éticas e para melhor validação do trabalho.

    - Não fazer especulações ou afirmações que não possam ser sustentadas pelos dados obtidos no próprio trabalho ou por outros trabalhos citados.

    - As chamadas das Tabelas e das Figuras devem ser feitas no final da primeira oração do texto a que se referem. Se as demais sentenças do parágrafo se referirem à mesma Tabela ou Figura, não é necessária nova chamada.

    - Não apresentar os mesmos dados em Tabelas e em Figuras.

    - Incluir as Tabelas ao final do artigo, após as Referências, uma em cada página. Enviar as Figuras em arquivos separados, nomeados, conforme o nome dado à Figura no decorrer do texto.

    - Restringir a discussão aos dados obtidos e relacionar os novos achados com os conhecimentos anteriormente obtidos.

    - Evitar, ao máximo, o uso de Notas de rodapé.

  13. CONCLUSÕES

    - O termo Conclusões deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito.

    - Não podem consistir no resumo dos resultados; devem apresentar as novas descobertas da pesquisa e basear-se somente nos dados apresentados no trabalho.

    - Ocupar uma página, no máximo.

    - Evitar, ao máximo, o uso de Notas de rodapé.

  14. AGRADECIMENTOS

    - O termo Agradecimentos deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito.       

    - Devem ser breves e diretos, iniciando-se com “ao, aos, à ou às” (pessoas ou instituições).

  15. REFERÊNCIAS

    - O termo Referências deve ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito.

    - Devem ser de fontes atuais e de periódicos: pelo menos 70% das Referências devem ser dos últimos 10 anos e 70% de Artigos de Periódicos.

    - Podem conter, excepcionalmente, trabalhos pioneiros, diretamente relacionados com tema do estudo.

    - Devem ser normalizadas de acordo com a NBR 6023, da ABNT.

    - Devem ser apresentadas em ordem alfabética dos nomes dos autores, separados por ponto-e-vírgula, sem numeração.

    - Devem referenciar todos os autores de cada obra, não usar et al.

    - Devem conter os títulos das obras ou dos periódicos grafados em negrito.

    - Não são aceitas referências de Resumos, Publicações no prelo ou qualquer outra fonte cujos dados não tenham sido publicados.

    - Devem ser 30, no máximo.

    - Exemplos:

    • Artigos Científicos

    SILVA, R. B.; CRUZ, I.; PENTEADO-DIAS, A. M.  First report of Dolichozele koebelei Viereck, 1911 (Hymenoptera: Braconidae) on larvae of Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) in maize (Zea mays L.) under different cropping systems. Brazilian Journal of Biology, v. 74, p. 218-222, 2014.

    • Monografia

    BARBOSA, C. A. T. S. Análise físico-química da água do Córrego Grande em Baldim-MG. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)– Centro Universitário de Sete Lagoas, Sete Lagoas, 2018.

    • Dissertação

    SILVA, R. B. Viabilidade de dietas artificiais e presas para Eriopis connexa (Germar) (Coleoptera: Coccinellidae). 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Entomologia)– Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2009.

    • Tese

    SILVA, R. B. Ocorrência de parasitoides associados a pragas do milho (Zea mays L.) cultivado em diferentes sistemas de produção. 2013. 202 f. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais)– Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2013.

    • Trabalhos publicados em Congressos, Simpósios ou Encontros

    CUNHA, N. R. S.; LIMA, J. E.; MOURA, L. R. C.; GOMES, M. F. M.; BRAGA, M. J. Políticas e gestão ambientais: o caso da degradação no Cerrado e os determinantes de seus impactos ambientais. In: ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SEGURANÇA, 30, 2006. São Paulo: ANAPD. Anais… 2006, p. 1-15.

    • Circular Técnica ou Documento Técnico

    DEGRANDE, P. E. Manejo Integrado de Pragas do Algodoeiro. Dourados: Embrapa-CPAO; Campina Grande: Embrapa-CNPA, 1998. 267 p. (Circular Técnica 7).

    • Livro Completo

    MARTIGNONI, M. E.; IWAI, P. J. A catalogue of viral diseases of insects, mites, and ticks. Portland: USDA, 1986. 51 p.

    • Capítulo de Livro

    ALMEIDA-CORTEZ, J. S. Herbivoria e mecanismos de defesa vegetal. In: NOGUEIRA, R. J. M. C.; ARAÚJO, E. L.; WILLADINO, L. G.; CALVALCANTE, U. M. T. Estresses ambientais: danos e benefícios em plantas. Recife: UFRPE/Imprensa Universitária, 2005, p. 389-396.

    • Sites

    IBGE. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lan&search=minas-geraissete-lagoas. Acesso em: 12 jul. 2019. 

  16. Citações

    - Citações inseridas fora do texto:

    • (COELHO, 2020)
    • (COELHO & SILVA, 2020)
    • (COELHO; SILVA; SANTOS, 2020)
    • (COELHO et al., 2020)

    Exemplo: A Fisiologia Vegetal é importante para adequação das cultivares aos diferentes tipos de solo do Brasil (COELHO, 2020).

    - Citação com um autor: sobrenome grafado em letra maiúscula, seguido de vírgula e data.

    - Citação com dois autores: sobrenomes grafados em letra maiúscula, separados pelo "e" comercial (&), seguidos de vírgula e data.

    - Citação com até três autores: sobrenome dos três autores grafados com letra maiúscula, seguido de vírgula e data.

    - Citação com mais de três autores: sobrenome do primeiro autor grafado com letra maiúscula, seguido da expressão et al., em itálico, vírgula e data.

    - Citações inseridas dentro do texto:

    • Coelho (2020)
    • Coelho & Silva (2020)
    • Coelho; Silva; Santos (2020)
    • Coelho et al. (2020)

    Exemplo: Coelho (2020) relatou em seus estudos a importância da Fisiologia Vegetal para adequação das cultivares aos diferentes tipos de solos do Brasil.

         Segundo Coelho (2020), a Fisiologia Vegetal é importante para adequação das cultivares aos diferentes tipos de solos do Brasil.

    - Citação com um autor: sobrenome grafado com a primeira letra maiúscula, seguido de vírgula e data.

    - Citação com dois autores: sobrenomes grafados com a primeira letra maiúscula, separados pelo "e" comercial (&), seguidos de vírgula e data.

    - Citação com até três autores: sobrenome dos três autores grafados com a primeira letra maiúscula, seguido de vírgula e data.

    - Citação com mais de três autores: sobrenome do primeiro autor grafado com a primeira letra maiúscula, seguido da expressão et al., em itálico, vírgula e data.

    - Regras gerais para Citações inseridas dentro ou fora do texto:

    • Citação de mais de uma obra: deve obedecer à ordem cronológica e, em seguida, à ordem alfabética dos autores, e devem ser separadas por ponto e vírgula.
    • Citação de mais de uma obra dos mesmos autores: não repetir os nomes dos autores: as datas das obras são separadas por vírgula.
    • Citações eletrônicas no texto: citar da mesma forma que as demais.
  17. Tabelas

    - Devem ser citadas no texto em ordem sequencial numérica, com as letras maiúsculas, seguidas do número correspondente. As citações de Tabela podem vir entre parênteses ou integrar o texto.

    - As Tabelas devem ser numeradas sequencialmente, com algarismo arábico, e apresentadas em folhas separadas, no final do texto, após as Referências.

    - Devem ser autoexplicativas, sem necessidade de recorrer ao texto para sua compreensão.

    - Elementos complementares: notas de rodapé e fonte bibliográfica.

    - O título deve ser claro, conciso, mas completo; deve incluir o nome (vulgar ou cientifico) da espécie das variáveis dependentes.

    - No cabeçalho, os nomes das variáveis que representam o conteúdo de cada coluna devem ser apresentados por extenso; se isso não for possível, explicar o significado das abreviaturas no título ou nas notas-de-rodapé.

    - Apresentar as unidades de medida de todas as variáveis, utilizando o Sistema Internacional de Unidades. Nas colunas de dados, alinhar os valores numéricos pelo último algarismo; quando for de número decimal, pela vírgula (trabalhos em português ou espanhol) ou pelo ponto (trabalhos em inglês) usando o recurso de tabulação decimal; alinhar a coluna indicadora pela esquerda.

    - No corpo da Tabela, nenhuma célula (cruzamento de linha com coluna) deve ficar vazia. A inexistência de dado numérico deve ser apresentada por: - (hífen) quando o fenômeno não ocorre; ... (três pontos) quando o dado é desconhecido, não aplicando que o fenômeno exista ou não; (zero) quando o fenômeno existe, porém, sua expressão é menor que 1 na última casa decimal adotada.

    - Usar bordas horizontais para separar o título do cabeçalho, e o cabeçalho, do corpo; usá-los ainda na base da tabela, para separar o conteúdo dos elementos complementares. Bordas horizontais adicionais podem ser usadas dentro do cabeçalho e do corpo; não usar bordas verticais.

    - Montar as tabelas em arquivo Word, usando os recursos do menu Tabela; não fazer espaçamento utilizando a barra de espaço do teclado, mas a tecla de tabulação ou os recursos do menu Tabela.

    - Não usar preenchimentos ou qualquer efeito nas Tabelas.

  18. Notas de rodapé das Tabelas

    - Fonte normal, tipo Times New Roman, corpo 10.

    - Notas de fonte: indicam a origem dos dados que contam da tabela; as fontes devem constar das referências.

    - Notas de chamada: são informações de caráter específico sobre as partes da tabela, para conceituar dados. São indicadas em algarismo arábico, na forma de expoente, entre parênteses, à direita da palavra ou do número, no título, no cabeçalho, no corpo ou na coluna indicadora. São apresentadas de forma contínua, sem mudança de linha, separadas por ponto. Para indicação de significância, serão utilizadas, no corpo da tabela, na forma de expoente, à direita do dado, as chamada ns(Não-significativo); * e **(Significativo a 5% e a 1% de probabilidade, respectivamente).

  19. Figuras

    - São consideradas Figuras: gráficos, desenhos, mapas e fotografias usados para ilustrar o texto.

    - Só devem acompanhar o texto quando forem absolutamente necessárias à documentação dos fatos descritos.

    - A citação das Figuras no texto deve ser precedida da palavra Figura, do número em algarismo arábico e do ponto, em negrito.

    - A Figura deve ser autoexplicativa, para não haver necessidade de recorrer ao texto.

    - Nos gráficos, as designações das variáveis dos eixos X e Y devem ter iniciais maiúsculas, e devem ser seguidas das unidades entre parênteses.

    - Figuras não-originais devem conter, após o título, a fonte de onde foram extraídas; as fontes devem ser referenciadas. O crédito para o autor de fotos é obrigatório, como também é obrigatório o crédito para o autor dos desenhos e gráficos que tenha exigido ação criativa em sua elaboração.

    - Padronizar as unidades e o tamanho das letras em todas as figuras.

    - Os pontos das curvas devem ser representados por marcadores contrastantes, como: círculo, quadrado, triângulo ou losango (cheios ou vazios).

    - Os números que representam as grandezas e respectivas marcas devem ficar fora do quadrante.

    - As curvas devem ser identificadas na própria Figura, evitando o excesso de informações que comprometa o entendimento do gráfico.

    - As Figuras não podem possuir dados constantes de Tabelas.

    - Devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução gráfica e medir 8,5 ou 17,5 cm de largura.

    - Devem ser elaboradas no programa Word ou Excel para possibilitar a edição em possíveis correções. Quando utilizar outro programa, enviar o nome do programa utilizado.

    - A legenda (chave das convenções adotadas) deve ser incluída no corpo da Figura, no título, ou entre a figura e o título.

    - Não usar negrito nas Figuras.

    - Evitar usar cores nas Figuras; as fotografias, porém, devem ser coloridas.

    - As Figuras, na forma de fotografias, imagens ou desenhos, com 8.5 ou 17,5 cm de largura, devem ser digitalizadas com 300 dpi e gravadas em arquivos TIF, separados do arquivo do texto.

  20. Notas Científicas

    - Incluir o Abstract e o Resumo seguido das Keywords e Palavras-chave em texto corrido. Seguir as mesmas normas estabelecidas para os Artigos Científicos, porém, sem dividir o texto em seções, texto corrido.

  21. Lista de Conferência ou Check-List

    - Declaração de não submissão do trabalho à análise e publicação em outro periódico.

    - Cover Letter (Carta de Apresentação do Artigo Científico ou Nota Científica), incluindo a declaração de haver ou não Conflitos de Interesse.

    - Contagem de palavras do título.

    - Nome, titulação, serviço e e-mail dos autores.

    -  Nome completo e e-mail do autor correspondente.

    - Resumo estruturado e unitermos em português e inglês.

    - Manuscrito estruturado com páginas numeradas.

    -  Tabelas inseridas ao final do manuscrito.

    - Figuras enviadas em arquivo separado.

    - Termo de Cessão de Direitos Autorais assinado por todos os autores.

    - Cópia do documento de aprovação ética informada no texto, emitido pelo Comitê de Ética, quando trabalhos envolvendo humanos e animais.

    - Permissão para publicação de fotos, imagens, Tabelas, Figuras e outros materiais gráficos, quando aplicável.

     

 

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Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

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