O CHÃO DA ARQUITETURA

FLÁVIO JOSÉ RODRIGUES DE CASTRO, ROBERTO EUSTÁQUIO DOS SANTOS

Resumo


O artigo relaciona-se à relevância da vinculação do ensino de Arquitetura e Urbanismo ao contexto regional. Essa reflexão justifica-se pela tendência recente do ensino superior no Brasil, em todos os campos disciplinares, marcada por sua mercantilização e massificação, aliada, especificamente na área de Arquitetura e Urbanismo, pela ênfase histórica no objeto arquitetônico em detrimento da abordagem urbano-ambiental, em escala ampliada. Entre os objetivos deste artigo destacam-se: (a) evidenciar a baixa concentração de conteúdos curriculares relacionados a questões territoriais, comuns na formação do arquiteto urbanista brasileiro; (b) evidenciar a tendência a desterritorialização do ensino, tanto presencial quanto remotamente; e (c) discutir uma proposta de formação inovadora, de base territorial, em implementação em uma cidade de porte médio, como elemento de contraste. Do ponto de vista da metodologia, tendo o cenário da educação superior brasileira como pano de fundo, o artigo analisa e compara as estruturas curriculares de cursos de Arquitetura e Urbanismo de diferentes instituições, em oferta no Estado de Minas Gerais – Brasil. O resultado obtido mostra que há uma formação orientada preferencialmente para uma arquitetura autoral e, mesmo quando se tem uma maior densidade de conteúdos de ordenamento do território, ela é circunscrita à dimensão teórica e projetiva, sem preocupação de natureza instrumental. Em conclusão, evidencia-se que o ensino e a prática têm uma relação direta, ou seja, uma formação restrita vincula-se a uma prática profissional também restrita, ou, inversamente, que um desempenho ampliado, dentro das prerrogativas legais da profissão, e a confrontação com uma Nova Agenda Urbana, em seus múltiplos contextos regionais, requerem uma formação estruturada de acordo com o território onde é desenvolvida.


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Castro & Santos

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