Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Saberes é um periódico eletrônico que, semestralmente, publica Trabalhos de Conclusão dos cursos de Graduação e Mestrado do Unifemm. Está registrado sob o ISSN: 2764-5711(Internacional Standard Serial Number), o que garante à publicação uma identificação internacional.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Como posso publicar na Revista Saberes?
A cada semestre são realizados inúmeros Trabalhos de Conclusão de Cursos no Unifemm. Além desse nível de formação, há também, trabalhos realizados no mestrado em Biotecnologia da Instituição. Para fazer parte desta publicação, no entanto, não basta que o aluno faça o trabalho e que ele seja aprovado pela banca avaliadora. Além disso, a nota atribuída deve ser igual ou superior a 95 pontos, os avaliadores devem, ainda, explicitar a indicação para publicação, por escrito, no ato da defesa e outros critérios técnicos deverão ser atendidos.

 

Meu trabalho recebeu nota acima de 95 pontos e teve indicação para
publicação. Logo, será publicado, certo?
Não! Os trabalhos que atenderem aos critérios da nota e da indicação, deverão passar por um processo que chamamos de retextualização. Ou seja, os autores - aluno e orientador (es), deverão adaptar o trabalho para o formato de um resumo expandido, conforme orientações que receberão ao longo do processo. Só serão publicados os trabalhos que atenderem a todos os critérios dentro dos prazos estabelecidos.

 

Como é realizada a adaptação do trabalho em resumo expandido?
O processo de retextualização é feito com o apoio de um professor supervisor,
especificamente designado para essa atividade e também com a participação do orientador do TCC. O professor supervisor irá auxiliar os alunos durante todo o processo. Cabe também ao orientador, sugerir melhorias no que diz respeito ao conteúdo teórico do texto, visto que seu nome deverá figurar como coautor da publicação.

 

Periodicidade

A periodicidade da revista é semestral (Junho e Dezembro)

 

Política de Acesso Livre

A Revista Saberes (ISSN: 2764-5711) oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente os trabalhos proporciona maior democratização do conhecimento. Esclarece, no entanto, que os conceitos e/ou opiniões constantes nos trabalhos são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

 

Revista Saberes

A Revista Saberes é um veículo estratégico de divulgação da produção acadêmico-científica do Centro Universitário de Sete Lagoas - Unifemm em suas diversas formas.

Sabedor de seu papel como Centro Universitário de referência na região, o Unifemm vem, também por meio deste veículo, a promover a integração do ensino e da pesquisa na direção da geração do conhecimento e da formulação de soluções inovadoras, social e ambientalmente sustentáveis para a região, estruturadas conforme os eixos temáticos institucionais: Educação; Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; Cultura, Cidade e Cidadania; Gestão, Tecnologia e Inovação; e Saúde e Qualidade de Vida.

Esta publicação apresenta, em formato de resumos expandidos, parte da produção de Trabalhos de Conclusão de Curso defendidos no Unifemm. Os Trabalhos de Conclusão de Curso foram selecionados a partir de uma série de critérios relacionados à qualidade da produção e à relevância e atualidade do tema pesquisado.

A partir dos trabalhos originais, seus autores foram convidados a redigir resumos expandidos que integram esta publicação. Além de divulgar a produção dos trabalhos pretende-se incentivar a produção de pesquisa discente, um diferencial na formação dos alunos de nível Superior e de Pós-Graduação.